sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Touradas crueldade ou cultura?

IMAGEM - (http://amarildocharge.files.wordpress.com/2010/07/blog35.jpg)



Acho que todos assistiram ou ficaram sabendo do episódio ocorrido em Navarra (Espanha), nessa quarta-feira, para todos que não ficaram sabendo, vou resumir o fato, um touro de aproximadamente 1 TON conseguiu pular a cerca que separava a arena da platéia que assistia o espetáculo, ferindo mais de 30 pessoas.

Agora você é a favor ou contra a tourada?

Acho que não temos como negar que há um conflito entre cultura e proteção ao animal, devido aos maus tratos sofridos por decorrência do espetáculo e ao contrário do que muitos “e-mails correntes” mandam alegando que as touradas deveriam ser proibidas devido à matança sem a idéia de alimentação e ao sofrimento do touro. Porém mais uma vez fui atrás dessa história para vocês e sim eles comem o touro depois de todas as touradas, apesar de ser uma carne dura devido ao stress sofrido pelo animal, faz parte da tradição comer a carne do touro, mas com o passar dos anos eles pararam de comer a carne na arena da tourada e a carne é vendida para açougues e bares da região.

Agora outro fator que gostaria que vocês pensassem, são as condições que não os bovinos vivem, pois na maioria dos casos eles são criados em pastagens, apesar de já ter visto vídeos onde eles fazem um buraco na lateral do animal levando o alimento direto até seu estômago, fazendo a “engorda” do bicho. Mas as aves em geral, galinhas, patos, gansos, etc. São criados de tal forma que elas não conseguem nem andar devido à falta de espaço e o seu peso adquirido.

Tudo isso nós comemos todos os dias em nossas refeições, a única diferença é que essa matança não faz parte de um espetáculo, somente para aqueles que fazem o serviço para nós, afinal de contas, a quantidade a ser morta seria a mesma, se cada casa comprasse seu frango e cortasse a cabeça dele para depois comê-lo no almoço, jantar tanto faz, só que pagamos pelo serviço.

E qual é a chance dos frangos ou bois terem uma revanche? Nenhuma! Nas touradas tradicionalmente, o touro entra com seus cifres e o toureiro com sua espada, é um duelo que tem sido considerado “justo” durante séculos, afinal tanto o touro quanto o toureiro podem morrer em combate não estou fazendo apologia às touradas, mas quero deixar claro que a tourada é um dos únicos eventos que o animal é encarado com honra e respeito, ao contrario das caçadas feitas com armas de fogo, quero ver quem vai pegar um facão e sair para comer carne de jacaré no Mato Grosso do Sul ou matar Javali na pedrada...

A espada é usada em representação ao chifre, para “igualar” as armas a serem usadas pelos combatentes, então a meu ver as únicas pessoas que tem o direito de ir contra as touradas são aqueles que não participam direta ou indiretamente da morte de animais. Não sei se vou conseguir agradar a todos com esse post, mas é isso... Estou aberto a comentários e questionamentos pelo e-mail.






Ps.; Do celular, notebook ou computador, mande um e-mail com sugestões e duvidas sobre os posts.

Mail : bloggdocarlao@gmail.com
                                 
                                      Gostou? Ajude na divulgação do blog! Obrigado!

15 comentários:

  1. Totalmente contra touradas!
    Nem vou estender meu comentário à respeito.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, nunca tinha parado para pensar nisso...
    Concordo 100%!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. crueldade !
    pobres touros..

    ResponderExcluir
  4. Contra em todos os sentidos, são eventos fúteis e totalmente ultrapassados. Quanto as pessoas que foram feridas em algumas dessas eventualidades, me desculpem, mas ninguém estava lá por obrigação.

    www.catarseonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Sou contra touradas... embora seja da cultura do país, acho desnecessário.

    ResponderExcluir
  6. Também sou completamente contra as touradas acho maior babaquice isso...

    bjs

    ResponderExcluir
  7. touradas é algo cruel, mas ai tem um grande problema ainda de ser tradição e romper com tradições leva tempo! Mas já tem sido um ótimo passo para isso!

    ResponderExcluir
  8. Isso não é cultura de jeito algum. CRUELDADE MESMO!

    ResponderExcluir
  9. Super crueldade,tadinho deles. ):

    ResponderExcluir
  10. Eu axo touradas uma palhaçada ! penso que é uma forma de diversão babaca : S

    ResponderExcluir
  11. Tourada é uma hipocrisia. Sim, é crueldade, mas vamos lá: quantas crueldades correndo soltas existem no mundo e que os governantes apenas ignoram? Se forem proibir a tourada, que proíbam todo o resto também.

    Abraço! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Tourada é a coisa mais retardada que já inventaram, e olha que já criaram coisas bem debilóides.

    Sério, qual a graça em um esporte onde um cara vestido de Lady gaga fica enfiando estaca até matar um touro?? Porra, sério, não dá pra entender.

    E mesmo que seja cultura, isso não significa nada. A cultura está aberta a crítica, principalmente se for idiota ou desumana. O fato de ser cultura não coloca determinado acontecimento acima de nada, assim como religião.

    Bom texto.

    ResponderExcluir
  13. Acredito que as melhores pessoas para refletir sobre a extinção ou não das mesmas são aqueles que tem as touradas como cultura.

    ResponderExcluir